O artigo de hoje foi mandado por Alice Sosnowski, jornalista, especialista em empreendedorismo e inovação, autora do blog “O Pulo do Gato”
Um dos mantras utilizados na gestão hoje é a inovação. Sejam em empresas grandes, pequenas, micro ou até multinacionais: inovar passou a ser indispensável para quem quer crescer – e sobreviver – no mercado.
Muitos falam, mas poucos esclarecem: afinal, o que é inovação no dia-a-dia?
Como posso inovar na minha empresa que já tem tantas urgências? Preciso entender de tecnologia de ponta, fazer benchmarking com a concorrência, pesquisar tendências, etc?
Os mais pessimistas até diriam “Impossível! Se não consigo nem atender meus clientes atuais, como vou inovar? Isto é só para quem pode!”.
É aqui que está o grande erro de quem descarta a inovação como uma ferramenta extremamente útil e eficaz para o negócio. E digo para qualquer negócio, independente da natureza da atividade ou do tamanho da empresa.
Entender a lógica da inovação é o primeiro passo para tirar benefícios dela. Seguem abaixo algumas dicas valiosas para quem pretende inovar e ver resultados concretos e duradouros:
1. Use os recursos disponíveis que você tem
Pode ser pouco, mas é com eles que você irá avançar para conseguir mais e melhores recursos no futuro.
Pode ser pouco, mas é com eles que você irá avançar para conseguir mais e melhores recursos no futuro.
2. Crie metas mensuráveis
Economizar 10% na conta de luz sem afetar a produção, melhorar o atendimento e pedir feedback dos clientes, ativar novos canais de vendas e fechar negócios por meio deles, etc.
Economizar 10% na conta de luz sem afetar a produção, melhorar o atendimento e pedir feedback dos clientes, ativar novos canais de vendas e fechar negócios por meio deles, etc.
É fundamental estabelecer metas objetivas e que podem ser medidas.
3. Observe!
E anote todos os dias defeitos e melhorias que poderiam ser feitos no negócio. Ao menos uma vez por mês faça um levantamento de tudo o que está escrito.
E anote todos os dias defeitos e melhorias que poderiam ser feitos no negócio. Ao menos uma vez por mês faça um levantamento de tudo o que está escrito.
Os mais recorrentes serão os primeiros alvos a serem atingidos.
4. Compartilhe com funcionários, clientes e fornecedores a sua intenção
Peça sugestões dos consumidores, incentive iniciativas dos colaboradores e cobre novas alternativas dos parceiros.
Peça sugestões dos consumidores, incentive iniciativas dos colaboradores e cobre novas alternativas dos parceiros.
Ninguém faz inovação sozinho, mas alguém tem que dar o empurrão para que todos se movimentem.
5. Comece já!
Se a cada dia, você der um passo, mesmo que pequeno, no final do ano serão 365 passos rumo ao sucesso.
Se a cada dia, você der um passo, mesmo que pequeno, no final do ano serão 365 passos rumo ao sucesso.
6. E, por fim, pratique!
Inovação é como exercício físico. Tem que ser feito constantemente para que se pegue o jeito e o gosto.
Inovação é como exercício físico. Tem que ser feito constantemente para que se pegue o jeito e o gosto.
Uma vez internalizado na empresa, o ato de inovar passa a ser uma constante e uma eterna fonte de renovação para o seu negócio.
Fonte: Saia do lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário