Publicidade

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Conheça a história de sucesso da The Best Escola de Idiomas

Dono de pequena escola de idiomas abre unidades pelo interior de Minas, depois de passar por experiência de insucesso em empresa do mesmo ramo; agora investe em planejamento e gestão financeira.

Belo Horizonte - Momentos de crise também desencadeiam idéias que podem dar início a bons negócios. Este foi o caso da The Best Escola de Idiomas, pequena empresa que surgiu a partir da dissolução da escola Village Idiomas. Por divergências sobre a forma de dirigir a empresa - investimentos, controles, recursos humanos, relação com os clientes, tempo disponível, motivação - os dois proprietários decidiram encerrar a sociedade.

Metade da escola foi assumida por Gustavo Penido Sampaio, que a transformou então na The Best Escola de Idiomas, inaugurada em 2003. Gustavo explica que, para montar a nova empresa, baseou-se na história e na experiência de sete anos na Village. Ele diz que o crescimento inesperado da Village trouxe também a necessidade de mudanças. Tínhamos problemas internos e externos, que afetaram a relação entre os funcionários, diretoria e os clientes”.

Todos esses problemas refletiram-se negativamente na rentabilidade da empresa. Foi este o momento crucial que deu origem a nova escola. “A The Best não assumiu toda a Village, mas a metade, que foi negociada entre os sócios. Algumas sedes ficaram sob minha administração e começamos a trabalhar com a mentalidade de atendimento com qualidade e motivação interna.”

Crescer com experiência

A The Best começou a crescer rapidamente, mas a experiência anterior orientou Gustavo a ir se adequando e realizando mudanças sempre que o negócio exigisse. A estratégia foi ampliar os negócios, mas sem adotar uma grande estrutura. “Partimos para a concretização de parcerias e em busca de mercado em cidades do interior. Implantamos um software integrado de administração, renovamos o material didático, criamos um site e passamos a investir mais em divulgação”, conta.

Atualmente, a The Best conta com uma sede no Centro de Belo Horizonte e está presente em 11 cidades do interior de Minas. Todas foram abertas em 2004. A explicação para o sucesso de seu empreendimento, de acordo com o empresário, se deve a vários fatores: “Muito trabalho, estudo, força de vontade, sorte, humildade para aprender com os erros, comemorar os acertos, ser econômico na empresa e na vida pessoal. “

Gustavo diz que um fator determinante foi a colaboração de sua esposa, que assumiu a parte financeira da empresa. “Isso me deu uma retaguarda e tranqüilidade para assumir todo o restante como marketing, parcerias, recursos humanos, clientes e o dia-a-dia operacional e pedagógico. "Acho que sem esse apoio teria sido bem mais difícil”, reconhece.

Inicialmente, a escola teve como foco apenas as cidades do interior de Minas, nas quais oferece cursos de inglês e espanhol, voltados para a comunicação, e francês, extensivo ou para viagens. Mas, para o futuro, o empresário planeja a instalação de sedes em outros estados e já tem projetos para Salvador e Fortaleza. Em função da distância geográfica, começará pela Bahia. Além disso, ainda em 2005, pretende implantar também o curso de Informática - softwares administrativos e gráficos.

Gustavo Penido
Assessoria do Sebrae
Fonte: Site do Empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário