Dono de pequena escola de idiomas abre unidades pelo interior de Minas, depois de passar por experiência de insucesso em empresa do mesmo ramo; agora investe em planejamento e gestão financeira.
Belo Horizonte - Momentos de crise também desencadeiam idéias que podem dar início a bons negócios. Este foi o caso da The Best Escola de Idiomas, pequena empresa que surgiu a partir da dissolução da escola Village Idiomas. Por divergências sobre a forma de dirigir a empresa - investimentos, controles, recursos humanos, relação com os clientes, tempo disponível, motivação - os dois proprietários decidiram encerrar a sociedade.
Metade da escola foi assumida por Gustavo Penido Sampaio, que a transformou então na The Best Escola de Idiomas, inaugurada em 2003. Gustavo explica que, para montar a nova empresa, baseou-se na história e na experiência de sete anos na Village. Ele diz que o crescimento inesperado da Village trouxe também a necessidade de mudanças. Tínhamos problemas internos e externos, que afetaram a relação entre os funcionários, diretoria e os clientes”.
Todos esses problemas refletiram-se negativamente na rentabilidade da empresa. Foi este o momento crucial que deu origem a nova escola. “A The Best não assumiu toda a Village, mas a metade, que foi negociada entre os sócios. Algumas sedes ficaram sob minha administração e começamos a trabalhar com a mentalidade de atendimento com qualidade e motivação interna.”
Crescer com experiência
A The Best começou a crescer rapidamente, mas a experiência anterior orientou Gustavo a ir se adequando e realizando mudanças sempre que o negócio exigisse. A estratégia foi ampliar os negócios, mas sem adotar uma grande estrutura. “Partimos para a concretização de parcerias e em busca de mercado em cidades do interior. Implantamos um software integrado de administração, renovamos o material didático, criamos um site e passamos a investir mais em divulgação”, conta.
Atualmente, a The Best conta com uma sede no Centro de Belo Horizonte e está presente em 11 cidades do interior de Minas. Todas foram abertas em 2004. A explicação para o sucesso de seu empreendimento, de acordo com o empresário, se deve a vários fatores: “Muito trabalho, estudo, força de vontade, sorte, humildade para aprender com os erros, comemorar os acertos, ser econômico na empresa e na vida pessoal. “
Gustavo diz que um fator determinante foi a colaboração de sua esposa, que assumiu a parte financeira da empresa. “Isso me deu uma retaguarda e tranqüilidade para assumir todo o restante como marketing, parcerias, recursos humanos, clientes e o dia-a-dia operacional e pedagógico. "Acho que sem esse apoio teria sido bem mais difícil”, reconhece.
Inicialmente, a escola teve como foco apenas as cidades do interior de Minas, nas quais oferece cursos de inglês e espanhol, voltados para a comunicação, e francês, extensivo ou para viagens. Mas, para o futuro, o empresário planeja a instalação de sedes em outros estados e já tem projetos para Salvador e Fortaleza. Em função da distância geográfica, começará pela Bahia. Além disso, ainda em 2005, pretende implantar também o curso de Informática - softwares administrativos e gráficos.
Gustavo Penido
Assessoria do Sebrae
Belo Horizonte - Momentos de crise também desencadeiam idéias que podem dar início a bons negócios. Este foi o caso da The Best Escola de Idiomas, pequena empresa que surgiu a partir da dissolução da escola Village Idiomas. Por divergências sobre a forma de dirigir a empresa - investimentos, controles, recursos humanos, relação com os clientes, tempo disponível, motivação - os dois proprietários decidiram encerrar a sociedade.
Metade da escola foi assumida por Gustavo Penido Sampaio, que a transformou então na The Best Escola de Idiomas, inaugurada em 2003. Gustavo explica que, para montar a nova empresa, baseou-se na história e na experiência de sete anos na Village. Ele diz que o crescimento inesperado da Village trouxe também a necessidade de mudanças. Tínhamos problemas internos e externos, que afetaram a relação entre os funcionários, diretoria e os clientes”.
Todos esses problemas refletiram-se negativamente na rentabilidade da empresa. Foi este o momento crucial que deu origem a nova escola. “A The Best não assumiu toda a Village, mas a metade, que foi negociada entre os sócios. Algumas sedes ficaram sob minha administração e começamos a trabalhar com a mentalidade de atendimento com qualidade e motivação interna.”
Crescer com experiência
A The Best começou a crescer rapidamente, mas a experiência anterior orientou Gustavo a ir se adequando e realizando mudanças sempre que o negócio exigisse. A estratégia foi ampliar os negócios, mas sem adotar uma grande estrutura. “Partimos para a concretização de parcerias e em busca de mercado em cidades do interior. Implantamos um software integrado de administração, renovamos o material didático, criamos um site e passamos a investir mais em divulgação”, conta.
Atualmente, a The Best conta com uma sede no Centro de Belo Horizonte e está presente em 11 cidades do interior de Minas. Todas foram abertas em 2004. A explicação para o sucesso de seu empreendimento, de acordo com o empresário, se deve a vários fatores: “Muito trabalho, estudo, força de vontade, sorte, humildade para aprender com os erros, comemorar os acertos, ser econômico na empresa e na vida pessoal. “
Gustavo diz que um fator determinante foi a colaboração de sua esposa, que assumiu a parte financeira da empresa. “Isso me deu uma retaguarda e tranqüilidade para assumir todo o restante como marketing, parcerias, recursos humanos, clientes e o dia-a-dia operacional e pedagógico. "Acho que sem esse apoio teria sido bem mais difícil”, reconhece.
Inicialmente, a escola teve como foco apenas as cidades do interior de Minas, nas quais oferece cursos de inglês e espanhol, voltados para a comunicação, e francês, extensivo ou para viagens. Mas, para o futuro, o empresário planeja a instalação de sedes em outros estados e já tem projetos para Salvador e Fortaleza. Em função da distância geográfica, começará pela Bahia. Além disso, ainda em 2005, pretende implantar também o curso de Informática - softwares administrativos e gráficos.
Gustavo Penido
Assessoria do Sebrae
Fonte: Site do Empreendedor
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