Publicidade

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aposentados podem ser empreendedores de sucesso

Ao contrário do que muita gente pensa, o destino do idoso está cada vez mais longe do pijama e da televisão.

Com a melhoria das condições de vida mudaram as perspectivas de futuro e aumentou a estimativa de vida. Para isso contribuíram as novas tecnologias médicas e a novos hábitos de vida mais saudável. Quem chega à terceira idade, atualmente, possui novos horizontes.
É bem possível que esta seja a hora certa para se iniciar um novo empreendimento e há muitos exemplos de sucesso. Homens e mulheres aposentados e idosos estão investindo em novos negócios, seja através de uma poupança, financiamento ou empréstimo, tornam-se empreendedores, criando microempresas e mesmo aderindo às franquias. Estudos apontam que em 2010, 650 mil idosos, com idade acima de 60 anos, administravam uma empresa.
Geralmente a aposentadoria e a maturidade chegam na época em que os filhos já são independentes e as responsabilidades com a manutenção da família são menores. O idoso tem a oportunidade de ser mais responsável por si mesmo, com liberdade para correr riscos em um novo rumo para sua vida, fazendo o que realmente gosta.
A terceira idade caracteriza-se pelo domínio do conhecimento, habilidade e atitude (qualidades denominadas CHA) que distinguem os empreendedores e são muito valorizadas pelo mundo dos negócios. São qualidades que somente ocorrem em duas fases da vida. A primeira, quando o jovem é solteiro, na faixa dos 18 a 24 anos, e está cursando ou acabou de cursar a faculdade, um momento em que ele pode tomar iniciativas sem a responsabilidade familiar com dependentes. O segundo momento é justamente na maturidade, depois da aposentadoria. Enquanto que o jovem possui a qualidade de possuir um alto nível de informação, o idoso conta com a experiência acumulada ao longo do tempo.
Depois dos 60 anos, o empreendedor em geral está interessado na realização pessoal. Se o indivíduo já possui certo patrimônio, quando inicia um empreendimento está movido pela busca da satisfação, que para ele é mais importante até mesmo do que o lucro. O que antes era hobby ou lazer nas horas vagas pode transformar-se em atividade profissional. Mais do que o interesse no consumo, a prioridade para o idoso, geralmente, é a realização e a felicidade.
Se um aposentado procurou se atualizar sempre durante a vida, conta com muitas chances de sucesso em um novo negócio, pois estará somando a energia para buscar a própria realização com a experiência adquirida.
É importante que o aposentado ou idoso tenha acesso aos conceitos do empreendedorismo e noções de administração de negócios. Uma boa oportunidade que pode ser aproveitada é a baixa da taxa de juros para o empréstimo consignado, destinado aos aposentados. Tanto os bancos públicos como os privados contam com essa linha de empréstimo, com os juros mais baixos do mercado financeiro brasileiro.
Um apoio importante é oferecido pelo Sebrae, uma instituição especializada em orientação financeira para pequenos  empreendedores. Nessa nova fase, trabalhar com o que se gosta e desenvolver o próprio potencial garante o sucesso.
Este artigo foi enviado exclusivamente para o Jornal do Empreendedor por Guilherme da Luz, editor dos sites: EmpréstimoSeguro de Carros e Plano de Saúde

Fonte: Jornal do empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário