O mercado para o profissional de Marketing está bastante aquecido. De acordo com o Guia Salarial 2013, elaborado pela HAYS em parceria com o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, o motivo disso é que as empresas estão se reinventando em busca de uma adaptação mais rápida à variação do mercado e que atenda os anseios dos consumidores. O estudo abordou os rendimentos, perspectivas e tendências do segmento.
De acordo com o levantamento, essa reinvenção das companhias atinge desde o mercado voltado ao consumidor até o segmento B2B. Neste último, os destaques de 2012 ficaram por conta da contratação de gerentes de desenvolvimento de negócios, que tiveram altas demandas e consequentemente melhorias nas remunerações.
Já o modelo salarial da área de marketing direto permaneceu atrelado aos componentes variáveis, incluindo benefícios e bônus de retenção. A remuneração é baseada em indicadores individuais de desempenho, segundo dados do Guia. Porém há uma variação salarial de acordo com a localização geográfica – São Paulo e Rio de Janeiro estão no topo dos mais altos de salários oferecidos no mercado.
Entre as posições com grande demanda está a de gerente de desenvolvimento de negócios, responsável pela conquista e manutenção de clientes para uma organização. “Os profissionais de mídias sociais, responsáveis pela interação direta com os consumidores, os especialistas em business intelligence e os gerentes de produtos também integram a lista de cargos mais procurados no último ano”, relata Mariana Roriz, diretora da HAYS em São Paulo.
A previsão da HAYS é que esse cenário não apenas se perpetue, mas também se potencialize em 2013. “A atualização das funções, o foco em costumer service, a necessidade de atuação mais eficiente no mundo virtual, além das crescentes oportunidades diante dos grandes eventos esportivos, apontam para um mercado bastante aquecido e dinâmico”, aposta Mariana.
Sobre o Guia Salarial HAYS/ Insper 2013
Para compor esta terceira edição do projeto, resultado do segundo ano de parceria entre a operação brasileira da HAYS e o Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, a HAYS convidou clientes e profissionais cadastrados em seu banco de dados para responder a um questionário em caráter exploratório, com respostas individuais e confidenciais, para análise da situação do mercado de trabalho no Brasil.
As equipes da HAYS e do Insper trabalharam de forma integrada, a fim de possibilitar que o Guia Salarial refletisse não somente a realidade observada pelos executivos que atuam no mercado, como também seguisse as normas técnicas necessárias para a validação dos dados coletados.
A taxa de respostas recebida foi positiva (mais de 700 entrevistados para o questionário de empresas e 7,5 mil para o questionário de profissionais), e os resultados apresentaram variação de acordo com o perfil dos entrevistados. As respostas foram coletadas durante o primeiro trimestre de 2013. Para mais informações acesse o Guia Salarial em hays.com.br/guiasalarial2013.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário