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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Líder é aquele que pede desculpas sempre

Já percebeu que a maioria dos conflitos, podem ser resolvidos quando uma das pessoas envolvidas baixa a guarda? Desde quando nascemos o nosso ego vai sendo alimentado pelo mundo externo para se tornar cada vez mais forte. É como se trabalhássemos a vida toda para amadurecermos o nosso ego, até o momento em que começamos a enxergar que ele está nos atrapalhando mais do que ajudando. Neste momento é que começamos a percorrer o caminho oposto, nos desfazendo daquilo que construímos. Resultado de sabedoria? Não sei. O que sei é que quanto mais trabalharmos esse “desfazimento” do nosso ego, mais nos tornamos líderes das circunstâncias que acontecem à nossa volta.
DESCULPAS
Construímos o nosso ego para demonstrarmos que estamos certos. Entendemos que a vida que enxergamos à nossa volta é a realidade e tentamos explicar o que acontece na vida das outras pessoas, com base no que acontece conosco. Se fecharmos os olhos, a vida não será mais do jeito que ela é para nós hoje. Da mesma forma que se fecharmos os ouvidos e a boca, o mesmo acontece. Se nossos sentidos modificam a nossa maneira de enxergar a vida, faz sentido dizer que se os manipularmos conseguimos ampliar a nossa visão da vida.
Quando criancinhas, nós construímos o nosso ego para nos “proteger” do mundo e das mudanças que a vida oferece. Por isso construímos uma visão tão obtusa e única do Todo. Pedindo desculpas, nós amordaçamos o nosso ego e informamos a ele que acabou o tempo de querer as coisas para si. É chegado o momento de dar para os outros. De oferecer. De compartilhar. E apesar de termos o vício do egoísmo, com o exercício contínuo do pedido de desculpas, forjamos o hábito saudável da humildade de nossa personalidade de líder.
Assim, consolamos mais que buscamos ser consolados. Compreendemos mais que buscamos ser compreendidos. E amamos mais do que buscamos ser amados. Tudo vira para o outro ao invés de para nós.
DESCULPE-SE QUANDO VOCÊ ESTÁ ERRADO
Apesar de fazer parte do senso comum, é sempre bom lembrar que devemos nos desculpar sempre que estamos errados. Muitas pessoas minimizam os seus erros e não tomam qualquer atitude, para se desculpar com quem sofreu pelos seus atos mal refletidos. Pense no seguinte: se o que não te motiva a pedir desculpas é um desejo egoísta, você deve pedir desculpas. Algumas pessoas poderão pensar que você irá morrer ou irá partir em uma viagem amanhã, mas procure se desculpar com todos aqueles que sofreram com os seus erros. Mande um e-mail, dê um telefonema, faça uma visita e peça desculpas cara a cara. Depois disso, mova-se para frente e continue as suas tarefas.
DESCULPE-SE QUANDO VOCÊ ESTÁ CERTO E A OUTRA PESSOA ENTENDEU ERRADO
Pedir desculpas quando se está errado é até aceitável, mas pedir desculpas mesmo quando está certo? Apesar de parecer absurdo, não é. Se nos lembramos de que somos os responsáveis pela nossa própria vida, é fato que tudo que “sai” de nós, é nossa responsabilidade. Se você disse ou fez algo para outra pessoa e ela recebeu aquilo de forma contrária ao resultado que você esperava, desculpe-se. É nossa responsabilidade fazer com que aquilo que desejamos se materialize.
DESCULPE-SE QUANDO VOCÊ ESTÁ CERTO E A OUTRA PESSOA TEM UMA OPINIÃO DIFERENTE DA SUA
Desculpe-se também quando você está “certo” e a outra pessoa tem uma opinião diferente da sua. Você pode crer na sua proposta e até comprová-la cientificamente, mas precisa se desculpar quando não conseguir entender o ponto de vista da outra pessoa. Mais do que abrir os seus olhos em relação a outras possibilidades, pedir desculpas a outra pessoa por não enxergar seu ponto de vista, pode fazer com que você pense que talvez possa estar errado. Lembre-se sempre de que o sábio, é aquele que nada sabe. Consultor é aquele que dá as respostas e mestre é aquele que faz as perguntas.
VANTAGENS
As vantagens disso, é que passamos a compreender que nós somos o motor das circunstâncias da nossa vida. Percebendo também, que sendo líderes de tudo o que nos acontece, rebaixamos o nosso ego para servir melhor aos outros. Motivo pelo qual cada ser humano deve viver. Servir.

Fonte: Jornal do Empreendedor

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