Planejamento e renovação são fundamentais para atrair consumidor
Uma boa vitrine, ensina a professora do Senac-SP, Fátima Lourenço, precisa estar baseada em comunicação visual clara, lógica e objetiva. Sempre que possível, também deve estar integrada ao restante dos elementos visuais da loja, da logomarca a fachada, banners, displays, embalagens e assim por diante. Néia França, consultora do Sebrae-SP, destaca que para aproveitar melhor a vitrine, o lojista deve dividir o ano em períodos, programando a montagem por datas comemorativas, como dia das Mães ou o Natal, além do lançamento de coleções, como a temporada do verão ou do inverno.
"Isso ajudará o empresário a definir qual a melhor estratégia para atrair os clientes nos diversos períodos do ano e montar a vitrine visando o público-alvo desejado".
Néia ressalta ainda que ao colocar produtos em destaque, o lojista terá de redobrar os cuidados para atender o provável aumento de vendas. "Muitos se esquecem de ver o tamanho do estoque e colocam produtos na vitrine que não conseguirão atender à demanda, seja por falta de quantidade ou de numeração. Isso não pode acontecer", alerta. "Caso falte alguma numeração, mesmo com todo planejamento, o lojista precisará ter sempre uma alternativa a oferecer", completa.
Fátima diz ainda que a renovação da própria vitrine e das mercadorias em exposição é fundamental, e vai depender do ritmo do negócio. "No caso de algumas lojas de shopping,há mudanças de produtos em destaque até diariamente, sobretudo no ramo de vestuário. Nas lojas de rua, essa frequencia pode ser menor, em torno de duas vezes por semana”. Segundo ela, a troca de mercadorias é importante não apenas para não cansar o consumidor, mas como forma de o lojista gerenciar suas vendas, colocando produtos em menor ou maior destaque de acordo com seus estoques e metas de venda. O ponto nobre da vitrina geralmente será o centro do espaço, a 1,60 m do chão, ponto que mais chamará atenção. Boa iluminação, com lâmpadas que possibilitem a melhor reprodução possível das cores, harmonia e equilíbrio de cores e boa distribuição dos produtos também são fundamentais.
Fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO
Autor: Sandra Motta
Fonte: Site do Empreendedor
Nenhum comentário:
Postar um comentário