Um termo que provavelmente você ouvirá muitas vezes é o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca). SEO basicamente significa que existem algumas táticas que você pode usar para deixar seu site amigável para os mecanismos de buscas e consequentemente, conseguir mais visitas.
Como o Google não é patrocinador desse livro, o nome do capítulo se refere a mecanismos de busca em geral, mas é importante deixar bem claro que no Brasil, o Google é o cara. No Empreendemia e no Saia do Lugar ele representa mais de 96% de todas as visitas vindas por mecanismos de buscas.
Além de SEO, outro termo bem relevante é “palavra chave”, que se refere a uma palavra ou frase que alguém usa quando busca alguma coisa.
Escolha um sistema amigável para o Google
Sem entrar em detalhes técnicos, vale à pena deixar claro que existem tipos de sites que o Google gosta mais.
Na teoria, existem infinitos detalhes técnicos que podem te ajudar a otimizar seu site. Na prática, confira se na lista de funcionalidades do sistema que você for usar tem algo relacionado a Google, SEO ou sitemap. Boa parte dos sistemas do mercado já possui essas funcionalidades integradas.
Quando contratar alguém pra fazer seu site, não deixe essa pessoa fazer um site inteiro em Flash, de jeito nenhum! Por mais que pareça mais bonitinho e faça coisinhas engraçadinhas, o Google não se dá bem com sites em Flash e você perderá uma excelente fonte de visitas.
Seja o mais específico o possível nos títulos
O título da página é um dos pontos mais importantes na visão do Google. Normalmente os títulos devem ser escolhidos a partir das palavras-chave que são mais importantes para você.
Porém, por mais que você queira aparecer na 1ª página do Google para todos seus produtos, não é tão fácil assim. Além de você, seus concorrentes também querem muito aparecer e normalmente é bem difícil conseguir se destacar com termos genéricos.
Por exemplo, no Saia do Lugar nós chegamos à conclusão de que seria interessante aparecer bem para palavras relacionadas a “liderança”. Ao invés de tentar ficar bem em “liderança” que possui zilhões de concorrentes, preferimos focar em “características de um líder”.
Digamos que você venda bombas hidráulicas. Ao invés de simplesmente escrever “bomba” ou “bomba hidráulica”, é muito melhor especificar bem o modelo, como “Bomba Hidráulica ZM 44 Maxxi com roda 1,00m x 0,15m e cavalete, com vedação em couro”.
Quanto mais específico, maior a chance de aparecer bem quando seu cliente te procurar.
Uma boa descrição é muito importante
Além do título, normalmente os sistemas com funcionalidades de SEO têm um espaço para descrição. Além da descrição normal do produto, essa descrição é o que aparece no resultado da busca e é muito importante pra que o visitante identifique do que se trata a página antes de clicar.
Apesar de não ter muito impacto no posicionamento da palavra-chave, a descrição deixa o página mais atrativa, aumentando o número de cliques recebidos.
Quando é deixado de lado, normalmente esse campo de descrição na busca aparece com códigos esquisitos ou simplesmente os itens do Menu do site.
Para evitar esse problema, é bem importante colocar alguma descrição que chame o visitante para o site.
Por exemplo, ao buscar no Google pro “brindes pen drive”, confira os 2 primeiros resultados.
Fonte: Saia do lugar
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