O que você precisa pensar e planejar para criar uma estratégia para a sua presença online
O caminho para o sucesso não é algo aleatório. De uma perspectiva estratégica todos precisam implementar um roteiro digital em que devem ser definidos os objetivos da empresa e as etapas necessárias para chegar aonde se quer.Este artigo descreve um método comprovado para a criação de uma estratégia online através de um roteiro digital. Os principais componentes da criação do roteiro são as análises em conjunto com ideias, dicas e conselhos de um plano ideal.
Os pré-requisitos de um roteiro digital
Estratégias online bem sucedidas acontecem quando cumprem os seguintes pré-requisitos:- Existe uma visão sobre o plano de negócios, ou uma lista de objetivos de negócios que precisa ser realizada. Os projetos online são uma extensão dos onjetivos organizacionais. Sem claros objetivos de negócio nenhum roteiro digital vai funcionar.
- A capacidade e a cultura para medir e mensurar o desempenho dos programas online. É preciso semrpe se perguntar como as ações serão medidas e, se o que está sendo feito tem a ver com objetivos da empresa.
- É preciso ter uma ideia muito clara dos recusros disponíveis. Caso contrário, será impossível alocar recusrsos para que os resultados apareçam.
- Sempre se relacione com boas fontes de conteúdo. É altamente recomendado que se tenha acesso a um centro de informações confiável, para que seja possível responder a quaisquer perguntas que possam surgir em torno de produtos e serviços.
Passo #1: quadro de objetivos e resultado
É preciso nessa etapa definir quais os objetivos específicos da estratégia online, os resultados esperados pelos patrocinadores do projeto e pelos membros da equipe.Isso é nada mais do que a criação de um escopo para o projeto e responder quais os requisitos que o projeto precisa cumprir para que a presençam online seja satisfatória.
Passo #2: avalie o seu ambiente atual
Nessa etapa é preciso observar e avaliar os canais online para saber como eles servirão aos objetivos do projeto, além de estimar os custos e o tempo necessário para manter esses canais.É indispensável, nesse passo, utilizar ferramentas analíticas para entender qual é a verdadeira participação da sua empresa online e quem são as pessoas que participam da sua comunidade online.
Ao analisar os dados é importante fazer perguntas como:
- Quem são os defensores da sua marca?
- Quem são os membros da sua comunidade?
- Quem é atingido por aquilo que você produz (sua comunidade “indireta”)?
- Qual é a opinião das pessoas sobre a sua marca, produtos e serviços?
- Qual a reação das pessoas sobre aquilo que você faz?
- Quem são os influenciadores do seu mercado?
- Quem são os seus seguidores?
Passo #3: mapeamento
É hora de olhar para as opções de canais online e estabelecer metas com relações a esses canais. Um desafio muito comum é saber selecionar quais canais participar.É preciso entender que não adianta estar presente em todas as redes, mas sim naqueles que é indispensável a presença para que o plano tenha os resultados esperados.
Por exemplo, o Facebook é um grande canal para se conectar e interagir com consumidores, enquanto a LinkedIn é um grande canal para networking e contatos profissionais.Cada canal escolhido vai tomar tempo e recurso. Por isso é indispensável selecionar cuidadosamente os canais que serão utilizados pela estratégia online da sua empresa.
Passo #4: revisão colaborativa
Agora que o esquema básico da presença online da sua marca está pronto, reveja a estratégia com os setores internos da sua empresa.A opinião das pessoas que lidam com tarefas diferentes formam a base daquilo que a sua estratégia online terá que transmitir ao público com que interage. Inclua, na revisão do plano, discussões sobre como a estratégia será implantada e operacionalizada. Discuta ainda sobre os cenários, para entender como será o comportamento da empresa em frente às adversidades.
Passo #5: recomendações
A sua estratégia precisa ser documentada e analisada com todas as partes que estarão envolvidas em sua execução.Planos eficazes devem envolver documentos visuais delineando as ações que serão realizadas ao longo do tempo, os principais requisitos para que ela aconteça e, obviamente, todos os recursos necessários.
Insights, conselhos e dicas
A experiência comprovada mostra que é preciso:1. Inclua a sua equipe na elaboração do roteiro. Isso ajuda a construir consenso.
2. Efetue controles regulares do roteiro, uma vez que provavelmente na hora de colocá-lo em prática, serão precisos alguns ajustes.
3. Documente o ponto de partida, a fim de criar uma base para medição.
4. Comemore todas as metas atingidas.
5. Publique um resumo de seu roteiro em um local para que ele funcione como lembrete das atividades.
É isso, pelo menos por enquanto
Não pare de fazer tudo imediatamente. Modificar e ajustar o seu processo pode ser muito melhor e menos custoso do que criar um novo roteiro do zero. Avalie os pontos fortes e os pontos fracos daquilo que você já pratica e apenas aprimore o processo de presença online da sua marca.Essa é a melhor coisa a fazer.
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Este artigo foi inspirado no original, “Creating a sucessful online strategy: The 5-step digitalroadmap process”, do Smartblogs.
Fonte: Jornal do Empreendedor
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