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terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conheça a história de sucesso da empresária Francisca Maria, proprietária da distribuidora de gás Louragas Ltda

Inovação e determinação são marcas de empresária nordestina

A constante preocupação em atender bem os clientes tem ajudado Francisca Maria, empresária de Currais Novos (RN), a vencer todos os obstáculos do mundo dos negócios
Antes de ser empresária, Francisca Maria havia exercido atividades como vendedora de perfumes, cobradora e sacoleira.
Muita luta e inovação constituem marcas da trajetória da empresária Francisca Maria Felipe Galvão, da cidade de Currais Novos (RN), a 180 quilômetros de Natal. Ela é proprietária da distribuidora de gás Louragas Ltda. e vencedora do Prêmio Mulher Empreendedora 2006, na categoria individual, pela Região Nordeste.

A empresária iniciou a vida profissional muito cedo, trabalhando com o pai, feirante em Currais Novos. Francisca conta que foi com o pai Francisco Felipe que aprendeu as primeiras lições de vida e empreendedorismo.

Depois de uma temporada com a família em Natal, onde os negócios não deram certo, Francisco retornou a Currais Novos com mulher e filhos. “Meu pai nunca abaixava a cabeça e se fortalecia nos momentos ruins. Da tristeza, procurava vencer e sobreviver”, lembra.

Antes de se tornar empreendedora, Francisca Maria trabalhou em diversas profissões. Foi faturista, embaladora de sabão, cobradora, vendedora de perfumes, sacoleira, doceira e gerente de posto de gasolina. Ela diz que essas atividades trouxeram grande bagagem para carreira de empresária. “Tudo isso me deu experiência com o cliente. Passei a conhecer o perfil, as necessidades desse cliente e o que ele espera do produto”, explica.

Em 2003, veio a oportunidade de se tornar empresária. Francisca se associou a Adauto Ferreira da Rocha, dono de uma distribuidora de gás que levava seu nome. Nasceu ali a empresa Rocha e Felipe. Um ano e meio depois, Adauto resolveu mudar de cidade. Vendeu sua parte na sociedade para Francisca. Na ocasião, ela teve de vender a própria casa para comprar a parte do sócio.

A dona da Louragas revela várias estratégias desenvolvidas por sua empresa como diferencial para atrair a clientela. Uma delas é o serviço 0800, para encomendas e sugestões. O consumidor liga, a atendente anota o pedido e, logo depois, o motoboy vai entregar os botijões de gás ou garrafas de água mineral.
Francisca conta que sempre liga para os clientes para saber como anda o nível de satisfação deles. “Se houve algum contratempo, tento reverter a situação, para que o consumidor não tenha problema”, conta.

No mês de janeiro de 2005, surgiu a Louragas, empresa que Francisca dirige até hoje. “A empresa ganhou esse nome por causa da cor do meu cabelo. Todo mundo falava que as pessoas saberiam na hora que eu era a dona”, lembra a empreendedora.

A Louragas trabalha de vento em popa. Vende de cinco mil a seis mil botijões de gás por mês para Currais Novos e outras cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba e emprega diretamente 30 funcionários. “Estou muito feliz. Acho gratificante que, além do meu sustento e de minha família, também contribuo para o sustento de outras famílias”, afirma.

A dona da Louragas também participa de projetos sociais. Entidades que indicam clientes à empresa ganham 3% da venda feita àquela pessoa. No ano passado, Francisca, que também arrenda dois postos de gasolina na cidade, conseguiu arrecadar 30 toneladas de alimento em uma campanha para pessoas carentes.

A empresária aproveita para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. Ela faz parte do programa Empreender da Mulher Empresária. “Várias empresárias do segmento se reúnem e trocam idéias. Sugerimos cursos para o Sebrae e a Instituição tem nos ajudado a conseguir treinamentos a custos menores”, diz.

Francisca Maria deixa uma mensagem para aqueles que querem se tornar empreendedores: "é preciso aproveitar as oportunidades que surgirem da melhor forma possível. Tudo em que você aposta tem de ser bem feito e é necessário ser honesto. Sem a minha credibilidade, jamais teria conseguido que me apoiassem quando precisei."(Marcelo Araújo / Agência Sebrae)

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