“Não são os grandes planos que dão certo, são os pequenos detalhes.” Stephen Kanitz1. SABER EXATAMENTE O QUE SUA EMPRESA FAZ
Devemos fazer uma só coisa, uma única atividade, uma única tarefa, ter uma única responsabilidade. Essa coisa ou atividade que a nossa empresa executa deve ser empolgante para nós e valer a pena de ser feita, pois trocar um quadrado por um retângulo com todos os lados iguais não fará muita diferença. Definir de tudo o que poderíamos fazer para sobreviver e trabalhar, aquilo que fazemos de melhor e que nos satisfaz mais é a meta de qualquer ser humano empreendedor que deseja se autorealizar através da sua profissão.
2. FAZER EXATAMENTE O QUE SABE QUE SUA EMPRESA FAZ
Podemos saber o que fazemos, mas as circunstâncias da vida, aliadas aos problemas urgentes, nos tiram daquilo que sabíamos fazer para atender alguma demanda que não estava nos nossos planos. Nossa empresa entre em um redemoinho e paft. Lá estaremos nós de volta no cubículo de dor, medo e insegurança que adoramos nos meter. Fazer, disciplinadamente, na sua empresa, aquilo que você se comprometeu a fazer é difícil, mas recompensador, porque você pode acabar ficando muito bom naquilo que está fazendo.
3. FAZER CADA MELHOR EXATAMENTE O QUE SABE QUE SUA EMPRESA FAZ
Melhorar cada processo da empresa, desde a assinatura do contrato, ao envio das notas fiscais. Melhorar o atendimento, o controle sobre todas as atividades da empresa. Aprender a dizer não, a rejeitar clientes que não se enquadram no perfil do seu nicho de mercado nem do serviço que a sua empresa oferece e derrubar antigos dogmas empresariais para fazer melhor aquilo que só você faz te traz a medalha de ouro como um atleta disciplinado. Você sabe que está ali para correr, isto te realiza e motiva. Você pratica a corrida todos os dias e ainda melhora cada movimento. Uau!
DERRUBANDO PRECONCEITOS
Uma das principais tarefas que tento desempenhar com vigor é derrubar antigos preconceitos em relação a profissão de empreendedor e empresário. Hoje existem diversas oportunidades de criar e montar um negócio com a sua cara, do seu jeito, pois antes você tinha que investir muito para atingir poucos consumidores. Hoje investimos pouco para atingir muitos consumidores, testando nossos serviços e produtos, recebendo feedback e melhorando a nossa empresa a todo instante.
O sucesso de empresas como a Camiseteria com pessoas que fazem o que gostam, a animação do pessoal do Empreendemia que vivem debruçados sobre a sua empresa, sonhando e executando o tempo todo e mesmo a visibilidade de blogs como esse deveria lhe dar o impulso necessário para combater o medo e criar a sua própria empresa. Além disso, a enorme quantidade de concursos como esse do blog Pensando Grande, que sempre surge na internet é para invalidar qualquer forma de fracasso que ainda possamos carregar. As possibilidades são muitas!
Toda vez que desligo de uma ligação com um cliente eu sempre vejo um outro serviço que (se tudo o mais falhar) eu posso passar a oferecer. Tanto empresas pequenas quanto as grandes sempre estão sedentas de boa pessoas e profissionais para resolverem seus problemas que às vezes são simples de serem resolvidos e que podem ajudar a outras tantas empresas. Basta você se colocar a disposição de alguém para resolver um problema para essa pessoa ou empresa, que logo será surpreendido por uma oportunidade de um novo negócio.
Medo? Desde que nascemos temos medo, mas é a curiosidade e não o medo, que nos faz andar e termos novas experiências dia após dia. Vamos experimentar empreender!
Fonte: Insistimento
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