É praticamente um senso comum achar que é necessário muito tempo, planejamento e paciência para fazer um negócio ser bem sucedido. E, de fato, isso acontece na maioria das vezes. No entanto, três americanos estão fomentando um novo modelo de se pensar a gestão, que baseia em ir da ideia até colocá-la em prática em apenas 54 horas.
Seria possível? O Administradores conversou com um dos defensores dessa tese, Marc Nager sobre o que ele apresenta como Startup Weekend: instituição sem fins lucrativos com a missão de educar empreendedores e incentivar a criação de startups. O projeto é relativamente novo, iniciou em 2007, e o objetivo é que em um fim de semana intenso os participantes desse encontro mergulhem de cabeça na cultura empresarial e transformem uma boa ideia de negócio em uma startup viável.
Os eventos do Startup Weekend, inclusive, adquiriram status global, com mais de 600 apresentações e presença em 100 países. O sucesso foi tanto que virou até um livro com o mesmo nome e editado no Brasil pela Alta Books. Confira a entrevista que fizemos com Marc Nager, CEO e codiretor do Startup Weekend, abaixo:
Vocês resolveram transformar em livro o que ensinam em eventos que duram um fim de semana, totalizando 54 horas. Você poderia nos explicar, então, como funcionam esses eventos?
Nossos programas possuem as simulações mais fieis do começo de uma empresa. Junto a outros empreendedores da mesma comunidade, ambiciosos e com uma mentalidade parecida com a sua, você pode enfrentar os verdadeiros desafios de erguer uma start-up começando do zero, e durante o processo, você pode encontrar um co-fundador ou começar sua própria companhia.
Quais são as principais lições que vocês buscam transmitir no livro e no curso?
O livro é um resumo da nossa história, sobre a organização e nossos valores fundamentais. A principal lição está nos impactos culturais e transformativos que o empreendedorismo possui em todas as comunidades. Startup Weekend é um modelo incrível e eficaz para criar densidade e força nas comunidades para lançar negócios.
“Começar a empreender em 54 horas? Isso é possível mesmo? Em tão pouco tempo?”. Você provavelmente já escutou esses tipos de questionamentos. O que você diria para essas pessoas?
Na maioria dos casos, não. Aproximadamente um em cada 10 times que começam na Startup Weekend continuam vivos após 12 meses. Startup Weekend visa aprender sobre a experiência e o processo de validação da sua ideia e seu time. Assim como atletas esportivos precisam praticar, empreendedores também e a Startup Weekend é uma experiência incrível que vai te ajudar a se preparar para construir algo real ou avançar com o seu próprio negócio.
Quando falamos em empreendedorismo, muitas vezes a palavra “planejamento” vem na cola. Ele é realmente fundamental em um negócio?
Empreendedorismo é sobre agir. Planos de negócios são uma maneira antiquada de começar uma companhia. Modelos de negócios são muito mais eficazes e dinâmicos. Consciência e intencionalidade são importantes, mas você deve entender o risco de planejar o futuro, que é imprevisível. Em vez disso, foque em construir uma base forte de valores, saber exatamente quem são os seus clientes e quais os problemas que você está resolvendo, como você pode lucrar e se está disposto a se manter envolvido.
O que você considera como o principal vilão para iniciar um novo negócio?
Não ter um time certo. Estatisticamente e informalmente, o time é o aspecto mais importante de uma startup. Geralmente, as pessoas se prendem a uma ideia. Esqueça a ideia, foque no problema e tenha certeza que você possui o time certo, que você pode ser incrível e eficaz junto.
E quais as características que um empreendedor bem-sucedido deve possuir?
Paixão, ser implacável, bom vendedor, ter inteligência social, habilidade para dizer “não” e uma tendência voltada para ação.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário