Publicidade

terça-feira, 22 de outubro de 2013

10 dicas para montar um currículo e garantir uma vaga no mercado de trabalho

início do ano é sempre uma ótima oportunidade para conseguir um emprego. Isso porque as empresas concentram nesse período um grande volume de contratações. Para garantir uma boa vaga no mercado de trabalho é preciso estar preparado e, principalmente, contar com o apoio de um currículo eficiente. Por isso, mesmo ainda faltando alguns meses para 2014 chegar, sairá na frente quem já estiver se preparando.
A diretora comercial da Talent Group, Vânia Cozzolino, deu algumas dicas de como montar um currículo infalível.
1. Na metade da primeira página do currículo cite suas principais conquistas e melhores habilidades. Essa tática faz com que o recrutador veja de cara as informações mais importantes. O início do currículo, inclua apenas seu nome, endereço (pode limitar-se a colocar Bairro, Cidade e Estado), telefones para contato (residencial e celular) e e-mail profissional (nada de gatinho@querovc.com.br). Dispense informações desnecessárias para avaliação de seu perfil profissional, tais como: RG, CPF, Carteira de Trabalho e número de filhos.
2. Seja claro quanto ao objetivo do seu currículo. De nada adianta relatar toda a sua experiência na área financeira se está pleiteando uma vaga no setor de saúde de uma empresa. Não coloque histórico profissional de início de carreira que não tenha relação com o objetivo de seu currículo. Por exemplo: se você busca uma colocação como Gerente de Sistemas, não precisa registrar seu primeiro emprego de office-boy ou como atendente de banco. Deixe esse histórico para ser relatado durante entrevista, caso o recrutador entre nesse mérito. É importante que as experiências profissionais sejam descritas seguindo uma ordem cronológica, sendo que, na apresentação de um currículo, o correto é registrar da experiência atual para a mais antiga.
3. Nunca minta. Essa é a mais importante regra para a elaboração de um currículo. A vida é plena de erros e acertos, portanto, simplesmente seja honesto. Bons recrutadores costumam checar certas informações sobre cursos, certificações, idiomas e atividades realizadas.
4. Nada de autobiografia. Quando um currículo tem mais de duas páginas, o recrutador entende que o candidato não foi capaz de priorizar as informações mais importantes. Faça parágrafos curtos, com cerca de duas linhas cada, e não use abreviaturas ou códigos. Isso, com certeza, prejudicará a compreensão do recrutador.
5. Cuidado com os erros de ortografia e gramática. Além da praga contemporânea do gerundismo (“estarei realizando”), as concordâncias nominais e verbais são erros comuns até mesmo para candidatos de nível gerencial. Erros dos dois tipos costumam ser fatais, especialmente para quem quer atuar em grandes empresas.
6. Não mostre “resultados alcançados” sem objetividade. Citações como: “responsável pela redução dos custos ...” , “melhoria da qualidade nos processos....”, “responsável pela maximização dos resultados ...” são frases feitas que não impressionam ninguém. Se você quer apresentar resultados demonstre fatos quantitativos e, principalmente, reais.
7. Nada de carros alegóricos. Exageros na formatação e layout comprometem a avaliação. Fuja dos papéis perfumados ou coloridos. Não há necessidade de anexar foto ao currículo, a não ser que esteja se candidatando a uma vaga de modelo.
8. Não use assinatura digital. Como você está enviando o documento, subentende-se que tem ciência das informações nele inseridas. Também não coloque data de emissão no currículo, para evitar que ele pareça velho.
9. Não registre em seu currículo seus hobbies ou atividades que gosta de fazer nas horas de lazer e jamais coloque sua pretensão salarial ou os benefícios que gostaria de receber da futura contratante. Deixe esse tipo de informação para ser discutida no momento oportuno, durante a entrevista.
10. Não é aconselhável citar contatos de antigos gerentes como referências. Ninguém gosta de ser incomodado sem ser avisado previamente. Deixe para passar esses contatos quando isso for solicitado. E não se esqueça de avisar quem você indicou, informando que que a pessoa poderá ser contatada por alguma empresa de recrutamento que busca referências sobre você.
Seguindo essas dicas simples é possível criar um currículo objetivo e direcionado para a vaga que você deseja. Também vale lembrar que os recrutadores concentram sua análise aos currículos recebidos em função de publicação de vagas, entao mesmo que você já tenha enviado o currículo para um cargo e surgir uma vaga para outra vaga na mesma empresa, você é de bom tom reenviar o currículo.

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário