Publicidade

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Você tem medo de mudar de rumo profissional?

Mudar de área, empresa ou carreira já deve ter passado pela cabeça de diversos profissionais ao decorrer da vida corporativa. Com a ideia de mudança vem também o medo de enfrentar novos desafios e sair do “porto seguro” em que vive na empresa atual.  Porém estamos na era da realização, onde o desejo de encontrar uma carreira gratificante tem aumentado e também a busca por uma atividade que permita suprir as necessidades financeiras, assim como a  satisfação pessoal.

O que tem acontecido com diversos profissionais no mercado é que alguns não conhecem o universo fora do ambiente da empresa em que estão, o que os deixa receosos e muitas vezes como medo de buscar novas oportunidades.

O que temos percebido é que esse medo vem da falta de diferentes experiências em outras organizações, o que acaba tornando-os menos atrativos para o mercado. Hoje o profissional que possui diferentes experiências tende a encontrar soluções rápidas, e isso acontece por ele estar acostumado com diferentes cenários. Quem não vive diariamente esta realidade acaba tendo um medo constante de buscar novas oportunidades de recolocação no mercado.

Por outro lado, também não é legal mudar de empresa constantemente, pois assim como o mercado não vê com bons olhos profissionais que passaram 20 anos na mesma empresa e depois foram em busca de recolocação, ele não consegue confiar num profissional que não cria raízes por algum tempo. O ideal é o profissional se “reciclar” a cada 4 ou 5 anos, com isso ele terá uma gama de experiências para a vida e para o mercado.

O receio de enfrentar um novo cenário em outra empresa pode afastar de novas e promissoras oportunidades, por isso é preciso investir contra a paralisação que o medo pode gerar. Para isto vale vale lembrar de algumas dicas:

- Fazer um exercício de avaliação da carreira contínuo – Como você esta hoje, suas aptidões, o que precisa ser melhorado, qual sua meta.

- Estar sempre antenado com o mercado de trabalho e o desenvolvimento profissional constante.

- Nutrir, manter e renovar o network.

- Manter-se preparado e disposto para novas oportunidades.

Gutemberg Macedo é presidente da Gutemberg Consultores

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário