Publicidade

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A composição da equipe de trabalho e as inteligências múltiplas de Gardner

Como extrair o melhor de seus colaboradores? Qual é a facilidade de cada um? Quais capacidades que eles precisam desenvolver? Essas perguntas servem para avaliar se o gestor tem conhecimentos sobre a capacidade intelectual de seus funcionários.

O gestor deve ter conhecimento que um colaborador possui inteligências múltiplas que diferem em grau de desenvolvimentos, ou seja, umas extremamente visíveis (às vezes não reconhecidas) e outras que precisam ser desenvolvidas.
Para dar sustentação teórica a nossa análise recorro ao psicólogo Howard Gardner autor da teoria das "Inteligências múltiplas". Das oito inteligências múltiplas amplamente divulgadas (outras estão sendo desenvolvidas pelo autor) destacaremos 4: Linguística, Lógico-matemática, Interpessoal e Intrapessoal.
Contextualizaremos a situação com alguns exemplos. Primeiro exemplo: suponhamos que temos um colaborador em um setor de comunicação com desempenho médio, mas que quando necessário opera com maestria um planilha de Excel sobre pressão sem se estressar (inteligência lógico-matemática e intrapessoal). Exemplo dois: Um colaborador do financeiro que durante as reuniões consegue ensinar verbalmente com simplicidade a todos suas análises matemáticas avançadas (inteligência Linguística). Ultimo exemplo: Durante um período de tensão na equipe existe um subordinado que sempre consegue apaziguar as diferenças entre os liderados (inteligência interpessoal).
Em todas as três situações podemos notar que apesar das funções dos colaboradores precisarem em maior grau de uma determinada inteligência existem outras que estavam se sobressaindo. Será que no primeiro caso o colaborador do setor de comunicação não seria mais útil como analista financeiro? Talvez não seria melhor passar o colaborador do financeiro (exemplo 2) para o setor de comunicação. No último exemplo poderíamos colocar esse colaborador com alta inteligência interpessoal para um cargo de liderança?
Caso aja essa análise as possibilidades são muitas. Através de uma observação das facilidades e interesses intelectuais dos colaboradores o gestor possui maiores possibilidades de reengenharia em caso de rotatividade, cobertura em casos de férias e situações de crise. Desse modo pode também aperfeiçoar e garantir a continuidade dos processos da sua área, além de contribuir para a realização intelectual dos colaboradores.
Limite é deixar de ampliar as possibilidades, perseverança é expansão. Obrigado a todos pela leitura.
Fonte: GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: A teoria das Inteligências Múltiplas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário