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quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como calcular o capital de giro para sua empresa

Primeiro, para ficarmos todos em sintonia, vamos definir o que é capital de giro:
Capital de giro é a quantidade de dinheiro suficiente para sua empresa funcionar por um tempo x.
Digo “tempo x”, pois para cada tipo de empresa e setor de atuação tem um diferente modelo de venda (frequência, valor médio, prazos etc.). As vendas são exatamente o que realimenta o seu capital de giro.
Se o capital de giro acaba, os problemas começam, porque sua empresa perde o fôlego e não tem como pagar as contas daquele determinado dia/mês, pelo menos até que novas vendas entrem na conta bancária.
Com isso, surgem riscos como endividamento com bancos e fornecedores, sujar o nome da empresa (e dos sócios) ou mesmo riscos trabalhistas e fiscais (caso não pague salários ou impostos).
1º passo: Conheça a fundo suas despesas
Antes de tudo, um fluxo de caixa detalhado é pré-requisito de existência de qualquer empresa. Se você não tem, recomendo começa-lo agora.
Temos dois posts bastante completos sobre como montar um fluxo de caixa para sua empresa. Veja o primeiro e o segundo.
O fluxo de caixa é a base para conhecer suas despesas, já que de lá você conseguirá tirar duas informações essenciais: A) quanto você gasta e B) quando você paga cada despesa.
Acredite, detalhes são importantes aqui, desde ter definido um valor de investimento em computadores para a empresa, até o pagamento da conta de luz. Só com esse tipo de detalhe você conhecerá a fundo as despesas da sua empresa.
2º passo: Conheça o seu potencial de vendas
Conhecendo melhor as despesas, você já sabe de quanto e quando precisa de dinheiro. Por isso agora é hora de ver (também no fluxo de caixa) como o dinheiro entra.
Analise seu histórico de vendas, puxando pontos como eficiência de vendas, número de novas vendas por mês, valor médio pago por nova venda e, claro, receita mensal.
Com esses dados, você poderá enxergar como o seu capital de giro é alimentado, tanto em termos de tempo, como em quantidade.
Responder as seguintes perguntas pode ajudar bastante na hora de entender melhor o potencial de vendas:
  • Quanto tempo dura uma venda, desde o primeiro contato até o dinheiro cair na conta?
  • Quantas vendas/contatos são iniciados para que uma dê certo (dinheiro na conta)?
  • De quantas vendas você precisa para bancar as despesas de 1 semana? E de um mês?
Conhecer melhor como as vendas da sua empresa funcionam é o segundo passo antes de determinar o ponto chave do capital de giro, o tal tempo x.
3º passo: X = ?
Como comentei no começo, a quantidade de capital de giro que uma empresa precisa depende diretamente do tempo relacionado a esse montante (para gastá-lo e repô-lo) – ou seja, definir o capital de giro é saber, finalmente, o tempo que ele deve durar para que seja suficientemente reposto constantemente.
Por exemplo, aqui na Empreendemia nós gostamos de pensar no capital de giro como o orçamento para bancar toda nossa estrutura por 3 meses, que é um tempo médio para a execução de uma venda do início ao fim.
Extra: Para quem está começando uma empresa
Por outro lado, para quem está começando uma empresa, o cálculo do capital de giro é relativamente mais difícil, já que não existe um histórico de operação específico do negócio para uma previsão mais realista de vendas e, de qualquer forma, levará um tempo de operação até que a empresa alcance o ritmo de vendas ideal.
Além disso, para uma empresa sair do papel e começar a funcionar, há a necessidade de investimentos (espaço físico, infraestrutura, comunicação etc.) que são bem mais altos do que aqueles investimentos fixos de uma empresa em funcionamento.
Nesse caso, minha recomendação é pesquisar negócios semelhantes e ver qual foi o capital de giro (+investimento) necessário e o tempo para de fato alcançar esse volume de vendas.

Fonte: Saia do lugar

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