Como diria um professor meu, e-mails podem ser uma ferramenta poderosíssima. Tome certos cuidados na hora de usá-la e ótimos resultados virão. Basicamente vou listar dicas para que você consiga o que quer sem perder o tempo das pessoas:
- Elabore o título do e-mail: Pessoas recebem muitos e-mails, escolha suas palavras no título para seu e-mail ser lido. Ex.: Quando mandei um e-mail pra Guy Kawasaki, escrevi “Your ideas really work!” no título e ele me respondeu. O cara é um guru, gosta de dar pitacos – falar que as ideias dele funcionam é um boa forma de chamar sua atenção.
- Não mande a mesma mensagem para milhares de pessoas: Todos gostam de atenção, se eu vejo que sua mensagem não foi feita especialmente pra mim, por que eu responderei? No máximo, escreva um modelo de e-mail com [Nome da pessoa] e [Nome da empresa] e substitua os nomes e mande pessoalmente.
- Seja direto quando for pedir alguma coisa: Se for alguém que você não conhece, se apresente em 1 ou 2 frases e peça o que você quer. Escrever sua história de vida raramente emocionará seu leitor.
- Não faça perguntas impossíveis: Perguntar “O que você acha da crise?” ou “Como está a economia do Brasil?” mostra que você teve preguiça de pesquisar. Perguntas como “Você poderia me passar o contato de Fulano?” ou “Podemos nos reunir para discutir esse assunto?” tem uma chance de sucesso muito maior. Seja específico no que você quer.
- Evite usar anexos de primeira: O leitor não te conhece, já abriu sua mensagem e leu seu e-mail, você ainda quer que ele gaste tempo abrindo um anexo?
- Peça permissão quando necessário: Se você precisar perguntar algo impossível ou mandar algum anexo, é mais recomendável você fazer um primeiro contato se apresentando e pedindo permissão para mandar o que precisar. Para marcar reuniões, eu ligo pro cliente e só quando ele já sabe do que se trata eu mando uma proposta em anexo.
- Mantenha o texto da mensagem anterior: Imagina que você recebe um e-mail escrito “Tudo bem, confirmado então.” mas você não lembra o que tinha escrito para essa pessoa. Isso seria, no mínimo, desconfortável.
- Tenha uma boa assinatura: A assinatura ajuda a pessoa a saber quem é você e como te encontrar. Não precisa escrever seu currículo na assinatura, o contato e algo que identifique onde você trabalha já resolvem.
Basicamente essas são as técnicas que nos usamos. E vocês, como fazem para mandar bons e-mails?
Abraços!
Millor Machado (por e-mails mais eficientes)
Millor Machado (por e-mails mais eficientes)
Fonte: Saia do lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário