Uma das perguntas de marketing mais importantes para qualquer empresa é: quem é o seu cliente? Porém, é muito comum que o empreendedor responda “Todo mundo!”, sem nenhum tipo de segmentação. Isso pode ser um grande desperdício de esforço de marketing e, consequentemente, de dinheiro.
No caso de lojas que vendem produtos, o público-alvo geralmente é fácil de definir: pessoas que circulam pela região e fazem parte de uma segmentação normalmente relacionada a faixa etária, sexo e renda. No caso de prestadores de serviços, existe um grande complicador, que é o fato do cliente nem sempre saber que precisa daquele serviço.
Normalmente as pessoas contratam serviços para resolver algum problema que esteja atrapalhando o seu dia-a-dia. Como geralmente vender serviços é mais difícil do que produtos, oferecer seu serviço para quem não tem o problema que você resolve é pior do que vender gelo para esquimó.
Por isso, antes de investir pesado em divulgar seu serviço, entenda muito bem qual o problema que o cliente precisa ter para te contratar. Com esse problema em mente, aí sim você consegue estimar melhor onde e como o cliente poderia buscar o seu serviço. Isso é muito mais eficiente do que atirar para todos os lados e ver onde o tiro acerta.
Na próxima vez que você planejar uma campanha de divulgação, ao invés de pensar em quem precisa do seu serviço, pense em qual o problema que a pessoa precisa ter para buscar o seu serviço e onde ela te procuraria.
Fonte: http://exame.abril.com.br
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