O telefone é o meio mais utilizado para o atendimento em lojas virtuais, seguido pelo chat e pelas centrais de atendimento. Mas, por ser o contato mais próximo do cliente com o responsável pela loja, é o meio mais frequente para contato.
Este recurso é tão importante que há inúmeras regras de bom atendimento, afinal, o contato telefônico é o momento de transmitir ao consumidor os valores de sua empresa na prática. Por isso, confira essas dicas e capriche!
1. Aposte na linguagem formal. Por se tratar de uma empresa, use sempre uma linguagem formal, educada e objetiva. O cliente identificará seu profissionalismo;
2. Evite ruídos. Procure manter a ligação sempre limpa, sem chiados ou ruídos externos. Dessa forma, prepare um ambiente adequado. Seu cliente receberá a mensagem mais facilmente;
3. Fale com clareza e em bom tom. Atenda o telefone com clareza, falando com o cliente usando um tom de voz adequado (nem alto, bem baixo demais). Lembre-se que o consumidor deve receber a mensagem completa;
4. Mantenha o equilíbrio. Mesmo diante de um cliente exaltado, é necessário manter-se equilibrado quanto ao modo de falar, ressaltando a educação e o profissionalismo sempre;
5. Demonstre satisfação. Ao atender o telefone, apresente um tom de voz que represente satisfação, carisma, empatia. Isso, com toda certeza, conquistará o seu cliente;
6. Controle o tempo. Controlar o tempo refere-se, tanto ao solicitar um momento para o cliente, quanto para o total de tempo que a conversa durará. Seja sempre coerente, o cliente agradece.
7. Cumpra com o combinado. Ao acertar algo com o consumidor por telefone, é mais do que necessário cumprir com o que foi combinado. Isso demonstra que sua empresa, além de apresentar um bom atendimento, zela pela qualidade e credibilidade de sua imagem.
Fonte: Administradores
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