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sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Veja seis dicas para tornar o seu perfil no Linkedin mais atrativo

As redes sociais são a mais nova e eficaz ferramenta utilizada por grandes empresas para buscar profissionais que se somem às suas equipes. A rede Linkedin está entre as mais significativas nesse contexto, por se colocar justamente como uma forma instatânea de socialização profissional.
Por isso, muitos recrutadores utilizam dessa plataforma como opção para encontrar o candidato que corresponderá, nas habilidades e características, às exigências de cada cargo. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), Paulo Sardinha, aponta que um perfil bem elaborado em uma rede social pode se tornar um aliado na busca por um bom emprego. “Um perfil bem construído em uma rede social pode fazer a diferença na hora da conquista de uma oportunidade de trabalho. Essa será a sua carta de apresentação online, uma isca para que a empresa escolha você e não o outro candidato”, afirma Sardinha.

Considerando os benefícios do Linkedin e a sua função de “currículo on-line”, Paulo Sardinha elaborou algumas sugestões de como conseguir vantagem sobre os outros candidatos, tornando o seu perfil mais interessante, atual e com maior visibilidade. Confira suas dicas abaixo:
1- Sempre coloque uma foto

Um perfil com foto é mais visualizado. Contudo, não é qualquer foto que pode ir para o seu perfil, é nessa hora que a máxima “a primeira impressão é a que fica” é tão verdadeira. Busque uma foto em que você esteja apresentável, o mais profissional possível. Fotos de baladas e festinhas familiares são para ficar em álbuns particulares de outras redes sociais.

2-  Histórico profissional

Depois da sua foto, essa é a primeira coisa que os recrutadores irão procurar, junto com a sua formação acadêmica, no seu perfil. Nunca, jamais deixe de preencher ou minta sobre os cargos ocupados anteriormente e a escolaridade que possui. Uma mentira pode acabar com as suas chances de conseguir a vaga. Ao descrever as funções seja o mais claro e breve possível.

3-  Recomendações

As recomendações podem fazer grande diferença na hora da escolha de um candidato. Alguém bem recomendado por ex-chefes e colegas reforça a boa postura e o bom relacionamento no ambiente de trabalho. Lembre-se de só pedir recomendações a pessoas que possam dizer algo relevante e positivo sobre o seu trabalho.

4-  Abasteça a rede com o seu portfólio

O Linkedin permite que se faça upload de imagens, vídeos, links de páginas da web e documentos no seu perfil. Essa é uma oportunidade de você apresentar o seu portfólio. Trabalhos premiados ou não, acadêmicos e realizados em outras empresas podem ser uma boa oportunidade de mostrar para os recrutadores do que você é capaz.

5-  Atualize-se e atualize-o regularmente

Sempre que for possível, atualize as informações do seu perfil. Um curso novo, uma nova experiência, um novo trabalho, tudo mostra o quanto você se atualiza profissionalmente. Um funcionário bem informado e interessado é um dos pré-requisitos das empresas no momento na escolha de um novo profissional.

6-  Utilize palavras-chave

Para chegar aos candidatos em potencial, os recrutadores usam palavras-chave. Por este motivo, elas são extremamente importantes e devem ser usadas no seu perfil, principalmente nas “especializações”. Escolha bem as palavras que irá usar, pense em termos que tenham um bom potencial e sejam importantes para os recrutadores. E o mais importante, adicione palavras-chave que tenham relação com o cargo pretendido. Elabore uma lista de palavras comumente usadas na sua área de atuação.

Fonte: Administradores

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