Pergunta no.1 – Que diabos é Twitter?
O Twitter é um sistema em que você manda e recebe mensagens de até 140 caracteres para seus amigos na rede. Inicialmente você pensa “Pra que eu vou querer mandar e receber mensagens de 140 caracteres para meus amigos?”. A resposta é: Para se comunicar de forma rápida e manter contato com pessoas que você considera relevantes. (Entenda melhor vendo esse vídeo)
Pergunta no.2 – Se o Twitter é de graça, como ele ganha dinheiro?
Atualmente ele não ganha. Se ele vai ganhar algum dia é algo que ninguém sabe, assim como “Quem matou John Kennedy?” e “Onde está o mindinho de Lula?”.
Pergunta no.3 – Por que os links tem URLs estranhas nas mensagens?
O espaço de 140 caracteres é muito pequeno, por isso as pessoas usam os chamados encurtadores de URL. Eles basicamente pegam um link e criam um URL menor que levam para o mesmo lugar. Ex.: Você pode acessar nossa entrevista com o presidente do Mercado Livre por http://www.saiadolugar.com.br/2009/07/24/perguntas-ao-especialista-e-commerce-no-brasil/ ou por http://bit.ly/mNCzX.
Por sinal, recomendamos muito o uso do bit.ly que entrega relatórios interessantes sobre o resultado dos links usados.
Pergunta no.4 – Qual a vantagem em usá-lo para fins profissionais?
Se você mandar mensagens interessantes, você ganhará crédito na rede por isso e consequentemente ganhará moral. Por moral, eu digo número de pessoas que seguem suas mensagens. Ainda preciso falar sobre o valor de ter muitas pessoas ouvindo o que você tem a dizer?
Pergunta no.5 – Ferramentas para o melhor uso do TwitterExistem muitas formas de usar o Twitter. No próprio site, no celular, no iPhone, etc. Nós usamos um sistema chamado Hoot Suite e estamos muito felizes com ele. A principal diferença entra as ferramentas é a interface, sempre haverá pessoas dando pitacos sobre qual a melhor, escolha a forma que lhe for mais conveniente e pronto.
Pergunta no. 6 – Como usá-lo no meu negócio?
- Use a busca para descobrir pessoas que estão falando sobre você, sobre o produto que você vende ou sobre algum tema que você ache interessante
- Entre em contato com essas pessoas sempre provendo conteúdo relevante. Fazer propaganda pura do seu negócio não adianta, recomende algum artigo, tire alguma dúvida, etc. – tendo sempre em mente que inicialmente você ajudará quem não pode te ajudar
- Se você realmente mandar mensagens úteis, as pessoas vão começar a te seguir
- Continue mandando coisas úteis e aumentando sua rede de seguidores
- Leia mais sobre isso no blog do Miguel Cavalcanti
- Mande mensagens úteis para seus leitores
- Siga pessoas que falam coisas úteis. É importante ler coisas interessantes para poder repassar conteúdo de qualidade.
- Repasse mensagens de outros usuários (desde que seja útil)
- Tenha um tom de conversa.
- Falar sobre o seu dia – Ninguém quer saber se você brigou com sua namorada ou se está indo escovar os dentes. Isso simplesmente não é útil para seus leitores caso seu enfoque seja negócios.
- Fazer propaganda aleatória – Mandar o site da sua empresa para Rubinho Barricello só porque ele tem milhares de seguidores não terá efeito algum a não ser que seja algo útil. Foque sua divulgação e lembre que ela só será repassada pela rede caso ela seja realmente interessante.
Saia do lugar
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