Além dos clientes que usarão o produto e pagarão seu salário, os experts da área desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do produto. Seguem algumas dicas de como se relacionar com eles.
Vez ou outra vemos e-mails do tipo “Tenho uma ideia e preciso de ajuda. Mas não posso falar sobre ela porque ela é muito valiosa. Você pode me ajudar?”.
Primeira coisa, sério mesmo que o cara acha do que nada o expert vai largar tudo que está fazendo para roubar uma ideia totalmente incerta? Outra coisa, como cazzo o expert vai ajudar alguém sem ter a mínima noção de qual é a ideia?
Experts ajudam a validar demandas do mercado
Se você quer minimizar seus riscos, você deve criar algo que as pessoas queiram/precisam. Se for pra criar algo inútil, pra que criar? (Exceção: O produto mais inútil do mundo)
Experts normalmente tem acesso a informações sobre as tendências do mercado e conseguem ter uma boa noção se sua ideia será útil pra alguém e se as pessoas irão pagar por ela.
Contato com experts é a forma mais rápida de ganhar credibilidade em um mercado novo
Na prática, para lançar um produto é importante ter uma base de pessoas que validaram o produto. A diferença dos experts pros clientes é que eles normalmente conseguem enxergar benefícios no produto que os clientes não conseguem.
O cliente é quem validará se o produto é realmente bom, mas eles precisam de algo razoavelmente pronto para fazer uma boa avaliação. Em compensação, o expert consegue enxergar uma ideia no início e pode dar ótimas dicas para o desenvolvimento do produto.
Experts são fontes de contatos
Para se estabelecer no mercado, você precisa conhecer as pessoas certas. No caso, as pessoas certas conhecem as pessoas certas.
Se você caiu nas graças de um expert, ele provavelmente irá te indicar para outras pessoas e esse processo irá construir a base que você precisa para lançar o produto já tendo certa credibilidade.
Tudo bem, e como faço para chamar a atenção dos experts?
Antes de tudo, entenda o problema que seu produto resolve. Dificilmente experts darão atenção para um produto só porque ele é bonitinho. É muito mais fácil conseguir atenção para algo que resolva um problema real, de pessoas reais.
No caso do Empreendemia, todo mundo sabe que empreendedores tem dificuldade na hora de encontrar novos clientes e fornecedores. Começar a conversa falando que temos uma solução para esse problema facilitou muito nossa vida.
E como faço o primeiro contato?
Você pode conhecer um expert de 4 formas:
- Cara-de-pauSimplesmente ligar ou mandar um e-mail falando que quer trocar uma ideia. Apesar de dar medo, funciona. Vai por mim.
- Comentários em blogsPelo menos na nossa área, boa parte das referências tinha um blog. Deixar um comentário relevante em algum post do expert foi uma ótima forma de iniciar a conversa.
- Indicação
Em quase todas as conversas que tivemos com experts saimos de lá com contatos de outros experts. Indicações facilitam muito o contato inicial - “Se Maomé não vai até o expert, o expert vai até Maomé”
Depois de certo tempo, os experts virão até você para conversar. Se isso acontecer é uma prova de que seu trabalho de relações públicas está funcionando.
Colha o máximo possível de feedbacks e mostre para todos os comentários dos experts sobre seu produto.
Saia do lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário