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sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como validar a sua ideia de negócio sem dinheiro

O texto a seguir foi enviado por e-mail ontem pelo pessoal do AppSumo que trabalha desenvolvendo material para empreendedores da forma mais inovadora, criativa e prática possível. Neste texto eles exploram o caso de um wantrepreneur (algo como empreendedor do querer em português) que estava abrindo uma empresa de locação de equipamentos de foto e vídeo na sua cidade. Acompanhe como foi realizada a validação da ideia de negócio deste rapaz e aplique-a no seu modelo de negócios.
Abro aspas.
Meu amigo Taylor comprou uma câmera extremamente cara para iniciar um negócio no seu tempo livre alugando câmeras através da internet. Ele começou o seu empreendimento fazendo tudo aquilo que um “wantrepeneur” faz:
  • Pesquisou um domínio para colocar seu site.
  • Começou a aprender WordPress para poder criar um blog sobre aluguel de câmeras.
  • Escrever artigos sobre aluguel de câmeras para poder aparecer melhor ranqueado nos mecanismos de busca.
E com o passar do tempo ele chegou a falar que iria buscar investidores para o seu negócio. Eu explodi!
Então fiz a ele uma simples pergunta:
“Você sabe se alguém quer alugar este tipo de equipamento em Austin?”
Ele prontamente me respondeu:
“Eu não poderei saber enquanto não tentar.”
Aqui estava o ponto onde ele estava errando. Veja, existe uma maneira muito fácil para saber se um modelo de negócios irá funcionar. Isto se chama validação.
Uma validação é um “teste” que leva de três a trinta dias para verificar se pessoas irão pagar por um produto ou serviço.
Assim, existe uma maneira que nós poderíamos validar a ideia do meu amigo de graça e gastando muito pouco tempo.
Aqui vai.
De fato, nós construímos a validação para a ideia de Taylor em menos de 30 minutos de graça… e conseguimos a nossa primeira venda em 17 horas!

Veja como fizemos:

Primeiro: Nós queríamos saber se pessoas estavam dispostas em gastar algum dinheiro alugando uma câmera de alto nível. Decidimos então que a Craiglist era um bom lugar para colocar um anúncio. Craiglist é um site de publicação de anúncios gratuitos e regionalizados, algo como o Bom Negócios faz por aqui.
Segundo: Nós desenvolvemos um super-simples anúncio que levou apenas alguns minutos para ser feito e que não necessitou de quase nenhuma criatividade para fazer. Veja como ficou:
taylor-ad_1
Terceiro: nós publicamos o anúncio na Craiglist (de graça) na categoria Fotografia, dentro de serviços e ficamos esperando os resultados cruzando os dedos.
Apenas duas coisas poderiam acontecer nos próximos dias:
Cenário Ruim: Nós teríamos ninguém perguntando sobre a câmera. Um mal sinal. Isto poderia significar que não existia muita demanda por serviços de aluguel para esta câmera, o que também significa que este seria um péssimo negócio para se entrar.
— ou —
Cenário Bom: Nós teríamos uma quantidade enorme de pessoas que buscariam alugar a câmera imediatamente, indicando que nós estávamos suprindo, com este serviço de aluguel, uma grande demanda do mercado. Se pessoas começassem a pagar por isso, esta ideia tinha um grande futuro pela frente!

Resultados reais:

Nós publicamos este anúncio e 17 horas depois, Taylor me ligou dizendo que alguém havia alugado a câmera! Uma pessoa havia ligado para ele perguntando qual o preço para alugar a câmera e Taylor respondeu para a pessoa que custava US$25 a mais do valor de um aluguel deste tipo de câmera em uma loja física e a pessoa pagou e alugou a câmera naquela tarde.
Isto significa que conseguimos fazer a nossa primeira venda em 17 horas!
Veja como nós provamos que esta ideia realmente pode funcionar? Apenas 30 minutos para colocar um anúncio na internet sem gastar nada.
  • Não criamos um site.
  • Não gastamos qualquer dinheiro.
  • Não escrevemos um plano de negócios.
  • Não compramos cartões de visita.
  • Não buscamos um investidor.
  • Nada.
O próximo passo seria repetir este mesmo sucesso algumas vezes mais. Se mais pessoas continuassem alugando a câmera então seria a hora de criar um site e expandir o negócio com mais equipamentos.
Se você está cansado de ainda não ter iniciado um negócio porque isto parece ser uma tarefa bastante dura, primeiro VALIDE a sua ideia antes de começar a investir dinheiro nele.
 
Fonte: Insistimento

2 comentários:

  1. claro que um primeiro cliente pode significar um segundo, terceiro e assim sucessivamente.ou não. já me ocorreu de torrar o limite do meu cartão de crédito comprando artigos femininos com um super preço em nova iorque. cheguei entusiasmado no brasil e com a ajuda de uma amiga anunciamos num veiculo gratuito de midia impressa. um belo dia aparecem duas mulheres se interessando por quase 90% da mercadoria. não me lembro como aconteceu, mas caimos no conto do vigário. é isso o que tem que ser pesado e não temido. o fato de que o consumidor em potencial pode vir a ser um problema em potencial, considerando n fatores, inclusive o que a gente costuma chamar de sorte. sem falar que não se pode estar adiantado demais ao tempo em que se vive. ousar no sentido de novo, não de absurdo. no caso de equipamento fotográfico, o aluguel, a meu ver, é um risco demasiadamente grande. ainda mais no caso dele que incita amadores a buscar seu produto com o intuito de se sentir um profissional. um toque mais pesado no disparador e vc pode danificar não só a exposição da luz, mas a camera. as situações são inumeras. seguro contra acidentes? perde-se em numero de clientes. não é fácil ser empresário. com ou sem site. grande ou pequeno.

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  2. Verdade, ñ é fácil ser empresário com pouco ou muito dinheiro. A gente nunca sabe se o nosso empreendimento realmente vai engrenar ou se vai acabar fechando como muitos por aí.Abraços.

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