Partindo desse ponto, você precisa de 2 coisas para merecer a atenção das pessoas:
- Conteúdo: Evite falar de cometas para um dinossauro. Se for para falar algo inútil, melhor nem falar.
- Forma: A primeira coisa que será analisada é o layout do Power Point, a formatação do seu texto ou o modo como você fala. Se a primeira impressão for ruim, dificilmente se darão ao trabalho de prestar atenção no conteúdo.
Se você tem muita coisa a dizer, quebre em tópicos menores. Ninguém merece procurar algo e encontrar um toroço de texto, sem nenhuma divisão entre parágrafos. Mesmo quanto estiver falando, use pausas e deixe bem claro para o público qual tópico você está abordando.
Destaque o que for importante:
Negrito ou tamanhos diferentes de letras são ótimas formas de mostrar o que é mais relevante. Porém, só destaque o que for realmente importante, um texto com destaques em todas as frases e um carnaval de cores fará o leitor ignorar o que não estiver destacado.
Não tenha medo de repetir informação:
Desde que a informação seja passada de forma diferente, não tem problema passar pelo mesmo ponto 2 vezes. Isso pode te ajudar a enfatizar pontos importantes. Afinal, ninguém tem obrigação de prestar atenção no que você está dizendo.
Faça analogias e mostre exemplos:
Imagine que você está explicando uma palavra para um gringo. Você vai mostrar o contexto da palavra e usar exemplos, não vai? Por que não fazer o mesmo com sua audiência?
Ensaie, ensaie e ensaie:
Após escritos, nossos textos sempre passam pela TETE (Técnica de Encurtamento de Textos da Empreendemia). De primeira um texto sempre terá informações desnecessárias e alguns erros de digitação, revisão é fundamental.
Fonte: Saia do lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário